A recuperação após uma cirurgia ortopédica

Se você já realizou uma cirurgia, ortopédica ou não, e passou pela recuperação, sabe que nunca é um processo fácil. Você precisa respeitar alguns limites na hora de se movimentar, vai enfrentar algumas dores, mas é tudo para que você recupere sua saúde na medida do possível.

Esse é um momento que precisa de cuidados especiais, medidas para possibilitar e facilitar uma boa recuperação após a cirurgia. Nesse artigo falarei de alguns deles, dos quais o conceito base é utilizado em boa parte das cirurgias, mas aqui expondo um foco para a recuperação das cirurgias ortopédicas de ombro e de cotovelo. Confira a seguir:

Sala de cirurgia

Higienização e curativos

A higiene correta, com curativos bem feitos, é essencial para a recuperação de qualquer cirurgia. Principalmente nos primeiros dias de pós-operatório, até a retirada dos pontos da pele, o local deve ser fechado e protegido do ambiente externo, para evitar a entrada de sujeira e de microorganismos na ferida.

O local dos pontos sempre deve ser limpo de forma delicada, com sabonete neutro e água, e com uma atenção especial para que fique devidamente seco após essa higiene, já que uma região úmida é mais atraente para os microorganismos.

Na hora do banho, é aconselhável que você cubra a região dos pontos com plástico filme até a retirada dos mesmos. E se você estiver com uma tipoia, é interessante que seja substituído por outro suporte como uma faixa, para que a tipoia continue limpa e seca. Se você precisar da tipoia, pode conferir esse artigo para conhecer mais sobre os cuidados necessários no uso.

Fisioterapia

Você deve conversar com o fisioterapeuta e com o médico sobre quando seria o melhor momento para iniciar a fisioterapia no pós-operatório. A fisioterapia é essencial nesse momento, quando o retorno da movimentação for possível e permitido, pois ajuda na recuperação, fortalecendo a musculatura e as articulações que foram afetadas.

Os exercícios são feitos para permitir que o paciente retorne com os movimentos de forma correta o quanto antes. Além disso, a fisioterapia pode auxiliar na diminuição da dor e do inchaço, sintomas que geralmente são relatados pelos pacientes.

Compressas

As compressas podem ser utilizadas com o objetivo de diminuir as dores e o inchaço que o paciente pode ter após a cirurgia. Elas podem ser frias ou quentes, a depender do objetivo do uso e da cirurgia realizada, sendo importante seguir as recomendações passadas pelo médico para cada caso.

Dieta

Todos sabemos que temos diferentes necessidades quando se fala de alimentação, que é influenciada  pelos seus hábitos, pela sua rotina, e se você apresenta doenças como hipertensão, diabetes ou outras.

No pós-operatório tais questões continuam sendo importantes, mas é necessária uma atenção especial para que a alimentação seja saudável e com poucos alimentos inflamatórios, de forma a aumentar a eficiência da recuperação. Se essa for uma questão complicada pra você, a ajuda de um nutricionista pode ser de grande valia.

Bebida

Como parte da dieta, as bebidas alcóolicas devem ser evitadas, pois além de não serem tão saudáveis, também podem gerar interações com alguns medicamentos utilizados após a cirurgia. Se for algo que você preza muito em sua rotina, converse com o seu médico a possibilidade de uma ingestão pequena da sua bebida preferida.

Fumo

Como já temos um artigo no blog explicando, o fumo no pós-operatório pode ser muito prejudicial em qualquer cirurgia. A nicotina interfere na cicatrização da pele, desacelerando esse processo corporal, o que é uma questão facilitadora para a infecção por microorganismos, já que é maior o tempo que eles podem penetrar na pele.

O cigarro pode inclusive levar à morte de uma parte da pele, o que é chamado de necrose, por gerar uma vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos sanguíneos) e diminuir o sangue e o oxigênio que chegam nos tecidos, inclusive no tecido que precisa ser cicatrizado após a cirurgia.

Além disso, na recuperação das cirurgias ortopédicas, a inalação da fumaça aumenta em 60% o tempo necessário para a cicatrização das fraturas ósseas, gerando até mesmo uma maior propensão a fraturas novamente.

Então, se você já queria parar de fumar, esse é mais um incentivo para que você tome a decisão e procure ajuda para conseguir passar por todo o processo.

Importante

Em geral, o importante é que você siga as recomendações do médico que fez todo o seu acompanhamento antes, durante e agora no pós-operatório, ele sabe as especificidades da sua cirurgia e o que é mais importante para que você consiga uma recuperação rápida e segura.

Caso queira saber mais, confira também o artigo sobre capsulite adesiva, uma doença do ombro.

Conheça o Dr. Gustavo Vicenzi

Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, o Dr. Gustavo Vicenzi pode te ajudar!

Dr. Gustavo Vicenzi

12 anos de atuação
+3.000 cirurgias