Manguito rotador: entenda mais sobre a estrutura do ombro

Um médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo recebe muitos pacientes com queixa de dor ou diminuição dos movimentos relacionados ao manguito rotador, estrutura que é parte do nosso ombro e talvez você já tenha ouvido falar sobre.

Entenda sobre o ombro

O ombro é uma das articulações que mais conseguimos ter movimentos, não é mesmo? Comparado com as pernas, nossos braços conseguem se movimentar muito mais, justamente por causa do ombro. Logo, ele também é uma das articulações mais sujeitas a lesões durante a vida, sendo provável que algum dia você apresente dor nessa região e precise de atendimento.

E para manter o ombro mais estável, temos o manguito rotador, que é um conjunto de músculos que se conectam na escápula, osso que fica em nossas costas, e no úmero, osso do braço. Os músculos são: subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, que você pode ver na imagem a seguir:

Anatomia do manguito rotador
Anatomia dos músculos componentes do manguito rotador

Qual a função do manguito rotador?

Cada um destes músculos tem uma função específica, mas em conjunto, possibilitam os movimentos de abdução (abertura) e as rotações do ombro, movimentos importantes para tarefas como pentear o cabelo e pegar objetos em móveis altos.

São esses músculos também que garantem a articulação e o braço no “lugar certo”, de forma a estabilizar a articulação e prevenir certas lesões no ombro. A princípio, não vemos esses músculos mesmo nas pessoas com menos gordura corporal, pois normalmente eles estão profundos a outro músculo, o deltoide.

Como prevenir lesões nessa região?

A degeneração do sistema musculoesquelético é um processo natural da nossa espécie e se inicia a partir dos 35-40 anos. Como já comentamos, o ombro é uma articulação com muita movimentação, facilitada pelo manguito rotador, e toda essa estrutura também é afetada pela degeneração, podendo ser a causa de dores na região.

Atividades físicas são uma boa forma de evitar lesões, mas é importante lembrar que quando elas são realizadas em demasia, principalmente se for sem acompanhamento, também podem ser causa de muitas lesões, devido aos esforços excessivos e repetitivos.

Logo, para prevenirmos as lesões no manguito rotador, é interessante que se faça fortalecimento muscular e alongamentos, com supervisão de profissionais qualificados como fisioterapeutas e profissionais da educação física.

Lembre-se, antes de iniciar alguma atividade física, faça uma devida consulta com um médico especialista. E caso queira entender mais sobre as lesões do manguito rotador, os sintomas e como elas podem se apresentar, sugiro que você leia este artigo aqui.

Conheça o Dr. Gustavo Vicenzi

Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, o Dr. Gustavo Vicenzi pode te ajudar!

Dr. Gustavo Vicenzi

12 anos de atuação
+3.000 cirurgias