Bursite de ombro

Você provavelmente já ouviu sobre a bursite de ombro, talvez até saiba os sintomas, mas você sabe do que se trata?

Se trata de uma inflamação das bolsas sinoviais (ou bursas, que são como pequenos sacos cheios de um líquido gelatinoso), as quais tem função de proteger a articulação . No caso da bursite no ombro, a bolsa atua como uma pequena almofada e evita os atritos entre os tendões e ossos.

Confira abaixo a imagem de como a bursa subacromial subdeltoide, a mais comumente afetada na região, fica disposta anatomicamente no ombro:

Bursa subacromial subdeltoide
Bursa subacromial subdeltoide

Sintomas da bursite no ombro

A bursite é uma das causas mais frequentes de dor na região, podendo acometer um lado apenas ou os dois. A dor se caracteriza por aparecer geralmente nas regiões anterior e lateral do ombro, podendo se direcionar para o braço, sendo que ela se intensifica no período noturno ou então ao realizar esforços que exijam a movimentação do ombro afetado.

Por causa da dor à noite, pode ser que haja dificuldade em dormir sobre o ombro com bursite. Também algumas movimentações, como levantar o braço acima da cabeça, podem se tornar difíceis pela dor no local e pela fraqueza muscular no braço.

E também, em casos mais graves, pode haver a presença de crepitação (estalos pela fricção dos ossos) que é palpável, ou percetível pelo paciente, ao fazer a mobilização da articulação do ombro.

Causas da bursite

A principal causa da bursite são os movimentos repetitivos, que podem acontecer pelas atividades laborais, como no caso dos pintores, faxineiras, atletas de natação e musculação. Os movimentos que mais podem levar à inflamação da bursa são aqueles praticados com o braço acima da linha da cabeça.

Mas a bursite no ombro pode surgir após traumatismos ou movimentos bruscos, como levantar uma mala pesada, pancada direta ou cair no chão e apoiar-se com as mãos, com comprometimento articular. Também certas doenças reumatismais podem cursam com bursites.

Diagnóstico da bursite de ombro

Para o diagnóstico dessa doença, é necessário um exame físico bem realizado por parte do ortopedista especialista em ombro, com detalhamento da dor e com a realização da palpação e da movimentação da articulação.

Além disso, alguns exames de imagens podem ser realizados com o objetivo de excluir outras causas de dor no ombro. Nesse quesito, a ressonância magnética nuclear (RMN) do ombro é o exame mais adequado, pois oferece  imagens de alta resolução das estruturas musculo-tendinosas envolventes.

Tratamento da bursite de ombro

O principal tratamento da bursite na verdade é encontrar a causa da doença para retirá-la da vida do paciente, como no caso dos movimentos repetitivos. Nenhum caso de bursite do ombro será tratado adequadamente se não entendermos o que realmente está causando essa inflamação, para que ela seja excluída, ou pelo menos evitada, e não cause mais prejuízos à saúde

A medicação mais usualmente usada para o tratamento da bursite de ombro são os anti-inflamatórios, com a função de aliviar a dor e diminuir a inflamação. O médico avalia qual o melhor medicamento a depender das condições dos pacientes.

fisioterapia é interessante pois são indicados alongamentos e exercícios de fortalecimento para os tendões do manguito rotador, de forma a manter a função articular e ajudar a controlar a dor. Inclusive esse acompanhamento é importante para prevenir um quadro de rigidez da articulação, a capsulite adesiva ou “ombro congelado”, que explicarei em outro artigo.

Em casos de dor muito aguda e incapacitante, a infiltração com corticosteróides pode ser útil e será indicada pelo seu médico ortopedista de ombro, o qual vai avaliar os prós e contras desse tratamento.

A opção cirúrgica (artroscopia do ombro) é escolhida apenas nos casos resistentes ao tratamento médico usual ou que apresentam simultaneamente outras doenças, como rupturas dos ligamentos. É realizada com técnicas pouco invasivas que permitem boa visualização do cirurgião e proporcionam uma recuperação mais rápida.

Importante:

O conteúdo deste artigo não substitui uma consulta médica. Caso apresente os sintomas entre em contato com um médico especialista de ombro para um diagnóstico e tratamento que considerem seu sexo, idade, ocupação, presença de outras doenças, etc. Para mais informações, agende sua consulta!

Conheça o Dr. Gustavo Vicenzi

Especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, o Dr. Gustavo Vicenzi pode te ajudar!

Dr. Gustavo Vicenzi

12 anos de atuação
+3.000 cirurgias