O que é uma tipoia?
A tipoia é um imobilizador para os braços, oferecendo também suporte. Explicando melhor, é uma faixa que passa ao redor do pescoço e envolve o braço para que ele fique fixo em uma posição, imobilizado, e o paciente não precise fazer força para segurar ou sustentar esse membro.
O uso da tipoia também ajuda a manter a circulação do sangue saudável, previne determinadas dores, sensações de formigamento e outros incômodos. Logo, além de ser uma ferramenta, também garante mais bem-estar aos pacientes.
Veja mais sobre esse imobilizador a seguir:
Quando a tipoia é indicada?
O uso da tipoia é indicado quando se precisa o descanso ou imobilização de uma parte ou de todo o braço. As fraturas, de ombro, braço, cotovelo, punho, são um dos exemplos mais comuns do uso das tipoias, sendo que geralmente a região também é engessada, garantido total imobilização pelo tempo de recuperação.
As tipoias também são indicadas em lesões nos braços ou antebraços, bursites, luxações nos ombros e em alguns pós-operatórios que afetam os braços, como na cirurgia do manguito rotador, sendo que os pacientes precisam permanecer com ela por dias até semanas.
Como a tipoia deve ficar?
A posição correta de uma tipoia é a que mantém o cotovelo em 90° e o braço fique rente ao tronco, limitando o movimento das articulações do punho, cotovelos e ombros. A faixa que passa por trás do pescoço deve ser ajustada de acordo com a estatura do paciente e não deve permanecer nem muito justa nem muito larga.
E para as tipoias que tem a faixa que pelas costas, usada para deixar o braço bem rente ao tronco, essa faixa também deve estar na tensão correta. Se as faixas ficam muito justas, elas podem gerar dores e desconfortos, já se elas estiverem largas, não cumprem a imobilização de maneira eficiente.
Em algumas situações é indicada a tipoia com uma almofada que mantenha o braço aberto, e não rente ao corpo. Quando esse tipo de tipoia for utilizada, a posição correta é manter a almofada na parte lateral do abdome, para que ela não fique sobre a barriga.
Como colocar a tipoia de forma adequada?
- Apoie a tipoia em uma mesa.
- Encaixe bem o braço na tipoia, apoiando-o bem na parte de trás.
- Ajuste a faixa ao redor do pescoço.
- Ajuste a faixa ao redor das costas/ do tronco.
- Realize os ajustes finais.
Cuidados com a tipoia:
Evite movimentos bruscos no ombro e evite esticar o cotovelo com força ou usar o braço com a tipoia como apoio. Se possível, é interessante que você tenha alguém para ajudar a colocar a tipoia e realizar outras tarefas cotidianas, como tomar banho e se vestir, principalmente nos primeiros dias.
Para dormir:
Se o uso da tipoia está indicado, você deve usar mesmo para dormir. Se isso for algo incômodo para você, pois seu braço fica caindo ou mesmo não fique apoiado, use de almofadas e travesseiro para melhorar o apoio e o conforto.
Para tomar banho:
Para isso, você precisa saber se pode deixar o braço pendente ou não, pergunte isso ao seu médico. Caso não possa deixar, uma possibilidade é utilizar uma faixa ao redor do pescoço.
Ao retirar as roupas, desvista o braço com a tipoia por último. Para se vestir, comece por ele, e sempre tenha muito calma, principalmente até você se acostumar.
Importante:
Siga sempre as recomendações do seu médico, ele conhece o seu caso e as suas particularidades. Se ficar com alguma dúvida, pergunte a ele ou deixe nos comentários, vou responder assim que possível.